
Para quem não é da área, qual é a diferença entre blogs, comunidades, fóruns e lista de discussão? Outro dia ouvi uma resposta bem interessante dependendo de quem pergunta: "For you it's the same".
Mas como aqui tenho um pouco mais de espaço vou apresentar a minha visão sobre cada um dos termos e como essas ferramentas podem ser utilizadas como mídia. Para facilitar a conversa, não se assuste, mas você está lendo um blog. Os blogs surgiram como importantes ferramentas para a disseminação e democratização de conteúdo.
Muitas pessoas já ouviram falar do conceito de "long tail", que defende basicamente que as micro audiências dos blogs juntas atingem um enorme número de leitores. Podemos dizer que hoje existem blogs sobre praticamente todos os assuntos e com as mais diversas finalidades, desde blogs pessoais até corporativos. É difícil pensar em um tema e não encontrar algum blog que fale sobre ele. Existem ferramentas que facilitam a criação dos blogs, como o Blogger e o Wordpress. Um blog ativo possui posts periódicos, geralmente diários ou semanais.
Já as comunidades são páginas criadas dentro de alguma rede social. No Brasil a rede social mais famosa é o Orkut, comunidade online pertencente ao Google. As comunidades são criadas ao redor de um tema. Usários com interesse no mesmo tema passam a fazer parte da comunidade e geralmente participam de fóruns dentro dessas comunidades. Esses fóruns tratam de assuntos ligados ao tema principal.
Alguns fóruns são bem interessantes a ajudam a tirar dúvidas sobre os mais diversos assuntos. Tecnologia, entretenimento, diverão, carros, produtos, mercados, podem ser encontradas comunidades e fóruns sobre praticamente todos os assuntos. Paralelo a isso, existem as listas de discussão ou grupos. Esses são listas de e-mails utilizadas para trocar mensangens entre os participantes da lista. Ao enviar uma mensagem para um único endereço eletrônico todos os inscritos na lista recebem a mensagem e também podem responder para todos.
Se observarmos cada uma dessas ferramentas de comunicação que surgiram com a Internet, podemos observar que não existe nada novo, apenas a necessidade humana de se comunicar e relacionar-se. A única coisa nova é o meio de comunicação, mas os princípios e regras do jogo continuam os mesmos.
Um dica, se você não sabe por onde começar, apenas coloque um desses termos citados no google e encontrará tudo o que você precisa saber sobre cada um deles. Lembre-se, a Internet é o maior banco de dados do mundo, mas isso não quer dizer que todos os dados são corretos e adequados para você. Agora você pode escolher qual ferramenta se adapta melhor às suas necessidades e começar a explorá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário