Atualmente existem algumas divergências sobre o número de internautas brasileiros, mas sabe-se que aproximadamente 1/3 da população tem acesso à Internet. Isso torna o meio um dos principais meios de comunicação de massa do mercado.
Em compensação, temos 190 milhões de brasileiros capazes de influenciar as decisões de compra de amigos, familiares, conhecidos ou pessoas de seu círculo de contatos, o que torna esses brasileiros o maior veículo de comunicação de mídia de massa do país.
Tradicionalmente o mercado de comunicação tem quatro players: veículos, anunciantes, mercado e consumidores. Cada um desses tem seu papel definido. Os anunciantes buscam os melhores veículos de mídia para atingir os consumidores de seu mercado.
Mas esses papéis podem estar se misturando. Com o avanço dos meios de comunicação e a portabilidade as pessoas têm acesso cada vez mais fácil às informações. Imagine uma mulher andando no shopping e ao ver na vitrine uma oferta fantástica o que ela faz? Liga para as amigas para avisar sobre a oportunidade. Ou um homem que vê um anúncio de um carro por um preço muito barato e sabe que seu amigo está procurando exatamente aquele modelo. Avisa o amigo na hora para que ele aproveite essa chance.
E não é basicamente isso que os anunciantes procuram quando fazem uma propaganda? Sabendo como ativar esses consumidores, o público vira o principal veículo de mídia de massa e o mais influente para divulgar um produto, serviço ou informação. Se analizarmos bem, vemos que o consumidor virou a mídia e o veículo virou a mensagem, pois conforme o veículo em que anunciamos, as suas características e tom de comunicação já apresentam a mensagem que desejamos passar.
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