domingo, 15 de fevereiro de 2009

Patrocínios


Um tema que há algum tempo é polêmico dentro do mundo da comunicação é o "patrocínio". Alguns defendem que o patrocínio só serve para dar dinheiro para organizadores de eventos ou personalidades, mas será que essa prática de marketing tem valor para o consumidor?

O momento que acabamos de passar com o Carnaval é um bom exemplo. Veículos desesperados para vender cotas de patrocínio da cobertura do carnaval, marcas brigando para conseguir um espaço melhor do que seus concorrentes e o consumidor atacado por todos os lados.

O patrocínio é sim uma prática de marketing que gera resultados, DESDE QUE HAJA PLANEJAMENTO E A ATIVIDADE PATROCINADA FAÇA SENTIDO PARA A MARCA.

Alguns pontos devem ser observados antes de se fechar um patrocínio como a aderência do evento patrocinado com a marca, os objetivos que devem ser atingidos com a ação e a relevância para o consumidor.

Um patrocínio de uma marca de cerveja pode ser muito interessante no carnaval, mas pode não fazer tanto sentido para uma fábrica de móveis. Por isso, é muito importante realmente entender o que o patrocínio agregará para os objetivos dessa marca.

A pergunta fundamental é: o que a marca ganhará com essa ação? Se a resposta estiver alinhada com seu posicionamento, objetivos e expectativa de retorno vá em frente!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O consumidor como veículo de mídia de massa

Atualmente existem algumas divergências sobre o número de internautas brasileiros, mas sabe-se que aproximadamente 1/3 da população tem acesso à Internet. Isso torna o meio um dos principais meios de comunicação de massa do mercado.

Em compensação, temos 190 milhões de brasileiros capazes de influenciar as decisões de compra de amigos, familiares, conhecidos ou pessoas de seu círculo de contatos, o que torna esses brasileiros o maior veículo de comunicação de mídia de massa do país.

Tradicionalmente o mercado de comunicação tem quatro players: veículos, anunciantes, mercado e consumidores. Cada um desses tem seu papel definido. Os anunciantes buscam os melhores veículos de mídia para atingir os consumidores de seu mercado.

Mas esses papéis podem estar se misturando. Com o avanço dos meios de comunicação e a portabilidade as pessoas têm acesso cada vez mais fácil às informações. Imagine uma mulher andando no shopping e ao ver na vitrine uma oferta fantástica o que ela faz? Liga para as amigas para avisar sobre a oportunidade. Ou um homem que vê um anúncio de um carro por um preço muito barato e sabe que seu amigo está procurando exatamente aquele modelo. Avisa o amigo na hora para que ele aproveite essa chance.

E não é basicamente isso que os anunciantes procuram quando fazem uma propaganda? Sabendo como ativar esses consumidores, o público vira o principal veículo de mídia de massa e o mais influente para divulgar um produto, serviço ou informação. Se analizarmos bem, vemos que o consumidor virou a mídia e o veículo virou a mensagem, pois conforme o veículo em que anunciamos, as suas características e tom de comunicação já apresentam a mensagem que desejamos passar.