domingo, 15 de fevereiro de 2009

Patrocínios


Um tema que há algum tempo é polêmico dentro do mundo da comunicação é o "patrocínio". Alguns defendem que o patrocínio só serve para dar dinheiro para organizadores de eventos ou personalidades, mas será que essa prática de marketing tem valor para o consumidor?

O momento que acabamos de passar com o Carnaval é um bom exemplo. Veículos desesperados para vender cotas de patrocínio da cobertura do carnaval, marcas brigando para conseguir um espaço melhor do que seus concorrentes e o consumidor atacado por todos os lados.

O patrocínio é sim uma prática de marketing que gera resultados, DESDE QUE HAJA PLANEJAMENTO E A ATIVIDADE PATROCINADA FAÇA SENTIDO PARA A MARCA.

Alguns pontos devem ser observados antes de se fechar um patrocínio como a aderência do evento patrocinado com a marca, os objetivos que devem ser atingidos com a ação e a relevância para o consumidor.

Um patrocínio de uma marca de cerveja pode ser muito interessante no carnaval, mas pode não fazer tanto sentido para uma fábrica de móveis. Por isso, é muito importante realmente entender o que o patrocínio agregará para os objetivos dessa marca.

A pergunta fundamental é: o que a marca ganhará com essa ação? Se a resposta estiver alinhada com seu posicionamento, objetivos e expectativa de retorno vá em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário